Conheça Minas Gerais

Qual é a história de Belo Horizonte?

Belo Horizonte foi fundada em 1701, quando ainda era chamada Arraial Curral del Rei. Apenas em 1897, ela foi elevada a capital de Minas Gerais e ganhou o nome de Cidade de Minas.

O nome "Belo Horizonte" veio somente em 1901. A sua importância tem início em 1893, quando ela é escolhida como capital de Minas Gerais, substituindo Ouro Preto – que não possuía estrutura necessária para a expansão urbana. É também devido a isso que Belo Horizonte foi totalmente planejada, começando em 1894 a sua construção.

Porém, foi somente a partir da década de 1940 que a industrialização começou a transformar Belo Horizonte, com a inauguração do famoso cartão-postal da capital: o Complexo Arquitetônico da Pampulha. Ele foi encomendado pelo prefeito da época, Juscelino Kubitschek, e assinado pelo grande Oscar Niemeyer.

Belo Horizonte atualmente

A cidade é um dos principais centros de processamento e distribuição de atividades essenciais à nossa economia, como mineração e agricultura, além de ser um polo industrial de automóveis, aço e derivados e produtos têxteis. É também um vivo centro cultural e estudantil, com várias universidades, bibliotecas, espaços culturais e museus.

Belo Horizonte é reconhecida pela sua animada vida noturna, com os famosos bares da cidade – além de ser um centro de excelência em biotecnologia, medicina e informática.

 

   

Copyright © 2019 - Jornalista Responsável: Izabela Miranda Mariano - Registro: 15429/MG - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil